Friday, 26 June 2009

festis

Vicente Malheiros da Fonseca comentou:

Parabéns pela abordagem do artigo.

A propósito de festivais de música, gostaria de fazer alguns comentários.

Ainda estudante universitário, participei da comissão julgadora do 1º Festival de Música do Pará, realizado em 1967. Apresentou-se no intervalo o Chico Buarque de Hollanda.

Em 1968, residente na “Casa da Juventude”, na capital paraense, centro de atividades culturais, recreativas e religiosas, participei ativamente da organização do “1º Festival da Música Popular da Amazônia”, realizado na Quadra de Esportes do Ginásio “Serra Freire”, ocasião em que também integrei Comissão Julgadora desse certame musical.

Em 1970, ao lado de uma plêiade de jovens idealistas, organizamos um dos maiores movimentos artísticos populares de todos os tempos de Santarém - o 1º Festival de Música Popular do Baixo-Amazonas. Em contato com as autoridades governamentais, com a imprensa e musicistas da Capital do Estado, conseguimos apoio financeiro, publicidade e alguns integrantes do Júri, dentre os quais o maestro Waldemar Henrique, para a realização do Festival, de cuja comissão julgadora - da qual eu participei -ele foi o Presidente.

O espetáculo final teve lugar no Cinema Olímpia, de Santarém, com enorme sucesso e com a participação de numeroso público que lotou literalmente as dependências daquela casa.

Em 1971, participei do “lº Festival Estudantil da Canção”, concorrendo, em Belém, com três composições, das quais duas ficaram entre as dez finalistas: “Apocalíptica” e “Motivo Amazônico”, ambas com letras de meu irmão José Wilson.

Em 1972, tive participação ativa na “Semana de Santarém”, realizada em outubro no Theatro da Paz, sob os auspícios do Governo do Estado do Pará (Fernando Guilhon) e Universidade Federal do Pará. E também participei da gravação do LP (”Santarém do Meu Coração”), que registra esse evento, inclusive com composições de minha autoria, de meu pai (Wilson Fonseca, maestro Isoca), meu avô José Agostinho da Fonseca, Laudelino Silva e outros músicos santarenos.

Foi durante a realização d 1º Festival Popular do Baixo Amazonas (1970) que se conheceram pessoalmente os maestros Waldemar Henrique e Wilson Fonseca.

Nas páginas 749/777 (volume 6) do “Meu Baú Mocorongo” (Wilson Fonseca) existe farto material, com ilustrações fotográficas, sobre o histórico 1º Festival da Música Popular do Baixo-Amazonas, realizado em Santarém, em dezembro de 1970, inclusive uma entrevista que concedi, publicada no jornal “A Província do Pará” (março/1970).

No Festival, foram inscritas 245 músicas, de diversos gêneros.

As letras das 9 músicas vencedoras, nos gêneros “Música Popular Brasileira”, “Música Jovem” e “Tema Regional ou Folclórico”, foram publicadas no livrinho “Santarém Cantando nº 2″.

De fato, Santarém teve, tem e terá uma bela história da música, que se destacada no Pará, na Amazônia e no Brasil.

Abraços,

Vicente Malheiros da Fonseca (filho do maestro Isoca) - magistrado, professor e compositor.

No comments:

Post a Comment